julho 30, 2007

A importância da água na vida


Qual a importância da água na nossa vida?
A água é o elemento mais abundante na Terra e também aquele de que o nosso organismo mais necessita.
Mais de 60% do corpo humano é constituído por água e esta é-lhe indispensável, dado que todo o metabolismo assenta em reacções desenvolvidas em meio aquoso. A água regula a temperatura do corpo humano, elimina as toxinas através da urina e da transpiração e faz a distribuição dos nutrientes pelos diversos órgãos.
Na sua falta, o sistema natural de limpeza e desintoxicação do organismo fica prejudicado, contribuindo para o aparecimento das mais diversas doenças.
Que quantidade de água se deve beber?
A quantidade de água que se deve beber, depende da constituição física, do nível de actividade e da temperatura do ar. O corpo humano perde uma quantidade significativa de água através da respiração, transpiração e urina (através da respiração perde cerca de meio litro de água por dia). Por tudo isto, os especialistas recomendam que se beba pelo menos 2 litros de água por dia. Beber bastante água faz com que todo o organismo fique mais equilibrado e resistente. É necessário ter especial atenção em situações de doença, esforço físico prolongado e outras que possam requerer uma maior ingestão de água

Com que frequência se deve beber água?
A quantidade de água perdida pelo organismo deve ser reposta gradualmente ao longo do dia, assim os 2 litros de água recomendados, devem ser ingeridos em porções e intervalos regulares. Em situações particulares em que haja perdas maiores de água, deve aumentar-se a quantidade de água ingerida.
A sede é um indicador tardio de falta de água. Com efeito, quando se tem vontade de beber água, é porque dela o organismo precisa há já algum tempo.
Existe uma maneira fácil de reconhecer se a quantidade de água ingerida é suficiente. Quando a urina é eliminada em grandes quantidades e tem uma cor clara, a quantidade de água é suficiente. Se, pelo contrário, a urina é eliminada em pequenas quantidades e tem uma cor escura, é necessário aumentar o consumo de água.

Origem: nestle-waters

Nenhum comentário: