junho 09, 2007

A vida Gota a Gota



5 de Junho - Dia Mundial do Meio Ambiente


Sem água não há vida. A água é um recurso limitado que é mal gasto. Depende de todos preservar este elemento fundamental para a sobrevivência, a saúde, a alimentação, o meio ambiente, o desenvolvimento e, inclusivé, a paz.

junho 06, 2007

Lágrima de preta


Encontrei uma preta
que estava a chorar,
pedi-lhe uma lágrima
para a analisar.

Recolhi a lágrima
com todo o cuidado
num tubo de ensaio
bem esterilizado.

Olhei-a de um lado,
do outro e de frente:
tinha um ar de gota
muito transparente.

Mandei vir os ácidos,
as bases e os sais,
as drogas usadas
em casos que tais.

Ensaiei a frio,
experimentei ao lume,
de todas as vezes
deu-me o que é costume:

Nem sinais de negro,
nem vestígios de ódio.
Água (quase tudo)
e cloreto de sódio.


António Gedeão

junho 01, 2007

Agua de Espinho



Sistema de Abastecimento Público:

O Município de Espinho é responsável pela gestão em baixa, distribuindo diariamente 5000-6000 m3/dia de água a 14.538 clientes (35 000 Habitantes).
Toda a água é proveniente das Águas Douro e Paiva (ETA de Crestuma-Lever);
Visto toda a água ter a mesma proveniência e ser recebida no mesmo reservatório, RE1, em Nogueira da Regedoura, considera-se possuir uma única zona de abastecimento;
O número de análises a efectuar, no ano 2005, deverão ser efectuadas 84 análises aos parâmetros R1, 22 análises aos parâmetros R2 e 3 análises aos parâmetros R3, contudo far-se-ão mais 8 análises R1 e 2 análises R2 de forma a controlar a qualidade de água nos reservatórios de distribuição e que recepcionam a água proveniente da empresa Águas Douro e Paiva;
Não existem ramais de chumbo.
Poderá consultar os Relatórios de Qualidade de Água realizados pelas AdDP no site:
http://www.addp.pt/, em Qualidade da Água, Zona de Abastecimento Lever-Sul, Ponto de entrega em alta – Espinho.


Relatório da qualidade da água de Espinho



Interpretação dos parâmetros da qualidade da Água:


Coliformes Totais: Os coliformes totais são organismos que estão vastamente distribuídos no meio ambiente e a sua presença indica que é necessário investigar a fonte de contaminação e verificar o processo de desinfecção.
Coliformes Fecais (E.Coli) e Estreptococos Fecais: Estes microorganismos estão presentes nas matérias fecais dos organismos de sangue quente. A sua presença indica que é necessário proceder de imediato à investigação da fonte de contaminação e verificação do processo de desinfecção.

Ferro e Manganês: Estes elementos estão presentes naturalmente em diversos tipos de água podendo ser removidos através de um processo de tratamento. Podem também ocorrer devido à corrosão de algumas canalizações.

Turvação: Todos os tipos de água podem ocasionalmente apresentar turvação. Este parâmetro é essencialmente um indicador geral da qualidade da água, sendo o seu nível controlado através de processos de tratamento.